Já ouviram falar na tartaruga-de-pente ou tartaruga-legítima? Pois é, passa pelas mãos e carteiras de todos nós, todos os dias, sem o sabermos.

Também conhecida por tartaruga-verdadeira é a mais tropical de todas as tartarugas e é uma espécie ameaçada de extinção. Chegam a medir 1 metro de comprimento e pesar mais de 80 Kg. Com o aquecimento das águas e o desaparecimento das esponjas do mar a sua alimentação principal fica em risco. As redes e os currais de pesca são outra das ameaças para a sobrevivência destas tartarugas.

Felizmente, temos o Projeto FaunaMar, que se dedica à conservação de tartarugas marinhas. Atuam, desde 2013, no litoral oeste do Ceará e estuário dos rios Timonha/Ubatuba, divisa do Ceará e Piauí, levantando dados de tartarugas marinhas. O projeto visa promover ações de conservação de tartarugas marinhas por meio de pesquisa, educação ambiental e envolvimento comunitário.
Conheci o Projeto FaunaMar através da Kesley Paiva num dia em que ela se deslocou, propositadamente, de Parnaíba à Baía das Caraúbas para enterrar uma tartaruga que tinha dado à costa já morta. O trabalho deste grupo é fantástico e, se daquela vez vieram enterrar uma tartaruga morta, muitas outras vezes vêm “acompanhar até ao mar” as que acabam de nascer.

Aqui, na Baía das Caraúbas, no mar da Rota das Emoções, estamos gratos ao FaunaMar, pois queremos muito preservar as tartarugas que regularmente nos visitam. No outro dia acordei por volta das 5 da manhã, saí para caminhar na praia e, ali bem perto das nossas cabanas, encontrei uma tartaruga que se arrastava para o mar; com a maré bem seca o trajecto foi longo, mas aproveitámos essa caminhada para nos conhecermos melhor. Depois despediu-se e nadou mar adentro deixando algumas fotos, esta crónica e prometendo voltar.
